Novidades sobre Educação

Para além da teoria: O conhecimento em movimento

Para além da teoria: O conhecimento em movimento Para além da teoria: O conhecimento em movimento

Não basta ter conhecimento, é preciso AÇÃO. Esse é o lema dos tempos modernos, e não é para menos, o futuro da existência humana depende das atitudes que tomamos hoje. E porque não deixar um legado de exemplo e mão na massa para os nossos jovens?

Foi pensando no futuro de nossos alunos, que o Colégio Integração aderiu a um projeto cheio de movimento, a Oficina Maker, que incentiva nossos jovens a serem adultos engajados e autônomos. O projeto voltado para os mais novos, envolve a metodologia criada pelo grupo parceiro, Little Maker, criada por educadores, o projeto acredita na educação integral, conectando o cognitivo com o emocional, promovendo um aprendizado significativo para a vida.

Essa metodologia coloca o conhecimento em movimento e desenvolve competências, por meio de projetos assim, os alunos vão aprendendo a conduzir seus próprios processos de criação de forma organizada e estratégica. De forma lúdica, as oficinas são enriquecidas com uma diversidade de materiais e ferramentas, desenvolvendo as habilidades socioemocionais e trabalhando os aspectos cognitivos dos alunos, que naturalmente, sentem muito mais prazer em aprender, utilizando outros recursos além do lápis e papel.

Toda a metodologia aplicada é amparada pelas diretrizes BNCC, possibilitando tanto uma expansão e desdobramento do aprendizado que ocorre nas oficinas, quanto uma aproximação e maior contato com o que é visto em sala de aula, assim otimizando o trabalho feito pelo professor. Para promover esse vínculo o professor poderá, por exemplo: propor uma produção de texto ou peça de teatro baseado na narrativa dos projetos; observar e identificar formas geométricas, escalas, contagens, estimativas e cálculos nos projetos e estruturas; refletir e pesquisar sobre questões climáticas, urbanização, organização social, etc; explorar o funcionamento de mecanismos e entender estruturas e características de materiais; fazer conexões de contextos históricos com os projetos, identificando referências; identificar e retomar técnicas, linguagens e expressões artísticas; entre infinitas possibilidades.

Nas oficinas as novas tecnologias são utilizada a favor da aprendizagem, por isso, as crianças e professores utilizam a Plataforma Significa® para potencializar os trabalhos, pois todos os passos, desafios e realizações vivenciados durante o ciclo de projetos, podem ser documentados em forma de portfólio digital, viabilizando, assim, é feito o acompanhamento processual detalhado do desenvolvimento de cada um, uma vez que não faz parte do método uma métrica de avaliação para o ensino.

Cada faixa etária demanda diferentes objetivos, por isso o projeto é desenvolvido colocando em movimento conhecimentos e competências adaptadas para cada fase, sempre pensando em uma educação que transforma e assim proporcionando aos jovens experiências únicas e aprendizados para a vida.

Esse é o objetivo da Oficina Maker que trazemos para nossos alunos, a oportunidade de colocarmos a mão na massa e se transformarem em pessoas de atitude, que acreditam, planejam, integram e conquistam.

#Oficina Maker